16 de June de 2025

SETCEPAR reforça papel estratégico do Paraná na Rota Bioceânica

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Imagem Ilustrativa/Canva

A Rota Bioceânica, projeto de integração que liga por via terrestre os oceanos Atlântico e Pacífico, ganha impulso com o protagonismo do Paraná, que figura como ponto-chave na logística e infraestrutura dessa importante ligação internacional. Com investimentos em rodovias, ferrovias e infraestrutura portuária, o estado fortalece sua posição como corredor estratégico para o comércio entre Brasil, Paraguai, Argentina, Chile e demais países da América do Sul.

 

A construção da ponte internacional entre Porto Murtinho (MS) e Carmelo Peralta (Paraguai), financiada por recursos da Itaipu Binacional, está em andamento e prevista para ser concluída no segundo semestre de 2025. Além disso, o Paraná atua na pavimentação e modernização de rodovias essenciais, como o trecho entre Nova Andradina (MS) e Porto São José (PR), que reduz em 130 quilômetros a distância até o Porto de Paranaguá, um dos maiores terminais portuários do país.

 

“O Paraná tem papel fundamental para o sucesso da Rota Bioceânica, pois é a ligação direta com o Porto de Paranaguá, que representa uma das maiores saídas de cargas do Brasil para o mundo. Investimentos em infraestrutura, como a Nova Ferroeste e a pavimentação da Estrada da Boiadeira, são essenciais para garantir competitividade e agilidade no transporte”, afirma Silvio Kasnodzei, presidente do SETCEPAR.

 

A Nova Ferroeste, projeto ferroviário que conectará o Porto de Paranaguá a importantes regiões produtoras, está em fase de licenciamento ambiental e promete reduzir o tempo de transporte de cargas, ampliando a eficiência logística do corredor. Paralelamente, a pavimentação completa da Estrada da Boiadeira (BR-487) facilitará a conexão rodoviária com Mato Grosso do Sul e países vizinhos, consolidando o Paraná como hub logístico regional.

 

Além da infraestrutura física, o avanço da Rota Bioceânica também depende da modernização das estruturas aduaneiras, permitindo maior agilidade no desembaraço de mercadorias entre os países envolvidos. O Paraná, por sua localização estratégica e capacidade logística, tem papel decisivo nesse processo.

 

“O desenvolvimento da Rota Bioceânica representa uma oportunidade ímpar para o Paraná ampliar sua participação no comércio internacional, gerando emprego e renda para a população local, além de contribuir para a integração econômica da América do Sul”, destaca Kasnodzei.

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Sobre o SETCEPAR:

 

Fundado em 1943, o Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Estado do Paraná (SETCEPAR), entidade que representa as empresas de transportes de carga no estado do Paraná, nasceu visando representar os empresários do setor de Transporte Rodoviário de Cargas na região em variadas atividades, como em negociações coletivas de trabalho e em aproximação com autoridades e com autarquias municipais, estaduais e federais, bem como com a imprensa.

 

Com 80 anos de história, a entidade hoje representa empresas em 265 cidades do estado, oferecendo aos associados diversos serviços e eventos para fomentar melhorias no Transporte Rodoviário de Cargas local e nacional.

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Informações 

Grupo Mostra de Ideias

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